Procon divulga lista de sites que não entregam produtos

Postado por @ruancarlosrc em quarta-feira, maio 11, 2011



O dia das mães é a segunda data mais lucrativa para o comercio eletrônico, atrás apenas do Natal, e para comemorar a ocasião, muitos sites fazem promoções especiais. 
Usufruir dessas facilidades, no entanto, requer alguns cuidados para evitar fraudes, golpes, uso indevido dos dados pessoais, entre outros problemas.
Para ajudar o consumidor a não comprar em sites golpistas, o Procon de São Paulo divulgou uma lista de 20 endereços de comércio eletrônico que, segundo o órgão, possuem reclamações de pessoas que pagaram e não receberam a mercadoria. 

O órgão também constatou que alguns fornecedores, além de não entregarem os produtos, não são encontradas em seus endereços oficiais.

As notificações encaminhadas a essas empresas pelo Procon têm retornado com informações como “mudou-se” e “endereço inexistente”.

Cabe destacar que entre os sites denunciados alguns permanecem ativos, oferecendo produtos.

Para visualizar o nome das empresas, com destaque para aquelas cujos sites permanecem no ar,
Veja a tabela abaixo:
Obs: clique na imagem para ampliar.


Cuidados

O Procon também divulgou algumas dicas que devem ser tomadas aos consumidores que forem comprar pela internet: 

- Antes de fechar a compra, faça pesquisa no site da Fundação Procon-SP, para verificar se a empresa tem registro de reclamações 

- Desconfie de preços abaixo da média do mercado

- Verifique no site registro.br os dados da empresa, tais como, razão social, endereço, CNPJ. – - Se o domínio for .com ou .net, cheque onde o site está hospedado através dos seguintes sites: whois.domaintools.com, who.is, whois.com; fique atento se o site estiver hospedado fora do Brasil

- Desconfie de sites que exigem depósito em conta corrente de pessoas físicas ou depósitos em caderneta de poupança

- Consulte as redes sociais para verificar se existem registros de reclamações

- Verifique o endereço físico da empresa, telefones, e-mails e quais os procedimentos para reclamação, devolução, garantias, etc

- Guarde todos os dados das compras: o nome do site, itens adquiridos, valores pagos, número do protocolo da compra ou pedido

- Exija sempre nota fiscal da compra.

Fonte: Tecnologia/Br

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